English

Reciclagem tecnológica




 Home 
 Sobre Nós 
 Projeto Ferramental 
 Projeto Máquinas
 Diagnósticos
 Contato


A Reciclagem Tecnológica e a base para o

Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular
 

A expressão “O lixo Vale Ouro” não é uma metáfora! É uma realidade! É nossa obrigação reaproveitar!



James Lovelock, o criador da teoria de Gaia, é um dos mais renomados ecologistas da atualidade. No seu livro: ”A Vingança de Gaia”, defende a tese de que, no atual modelo econômico mundial, o desenvolvimento sustentável é impossível. Na sua opinião, teríamos que parar de desenvolver, crescer e que teríamos que regredir no consumo, já que o planeta não suporta mais a atividade industrial humana. É impossível, segundo ele, termos um equilíbrio de sustentabilidade com os atuais níveis de atividade e consumo.

Este é um tema polêmico para o qual não há consenso.

O planeta não fala, mas se expressa!            

Enquanto algum novo paradigma para o futuro não se estabelece, deveríamos agir com consciência do problema. Cada um de nós deve cuidar para que, se não formos parte da solução, pelo menos que não sejamos parte do problema.

Ninguém duvida ou questiona a necessidade de adequar as empresas e as atividades humanas para terem o menor impacto ambiental. Porém, como fazer isso sem gastar dinheiro? Ou melhor ainda, como realizar o processo industrial de reciclagem e ainda lucrar com isso?

O conceito de SUSTENTABILIDADE implica num processo cíclico de aproveitamento dos recursos naturais. Isso se aplica é claro a nossos produtos de linha, que tem que se manter em uso pelo maior período de tempo possível, incluindo seus componentes, até que cheguem à obsolescência, então sendo transformados novamente em produtos duráveis. Esse processo se inicia com os resíduos de produção.

Esse ciclo virtuoso, se for bem implementado, permitirá que os recursos naturais extraídos do planeta permaneçam sendo utilizados inúmeras vezes, com mínimo de desperdiço.

Olhando por esse ângulo, temos aí duas oportunidades de bom negócio.

A primeira é considerando os resíduos da produção como matéria prima para outro produto durável.

A segunda é planejando o nosso produto de forma que os seus componentes, da mesma forma, se tornem a matéria prima para outro produto durável, quando o primeiro for descartado.

Não é fácil!! Mas esse é nosso desafio, torná-lo possível e viável. A D&D tem 40 anos de experiência nesse ramo.

Hoje em dia é relativamente fácil transformar um monte de garrafas de refrigerante em matéria-prima para várias outras aplicações, afinal se trata de uma mistura predominantemente de PET (Polímero de altíssima qualidade) contaminado com pequena quantidade de PP, PE, adesivo do rótulo e restos do conteúdo.

Isso explica os altos índices de reciclagem deste produto, na casa dos 60% no Brasil. No Japão esse índice chega a 80%.

Mas, quando se trata de misturas de vários componentes muito diferentes como polímeros, fibras, restos de madeira, tecidos, minerais, etc, a situação se complica. Porém complicado não implica em impossível.

Esse geralmente é o caso de muitas indústrias, ou são esses os resíduos que sobram após separar os de reciclagem mais fácil. Assim como “nem tudo que brilha é ouro” podemos dizer “nem todo lixo é lixo”. As vezes na dificuldade encontramos a oportunidade!!!

Esses elementos que parecem, a princípio, incompatíveis. Juntos, as propriedades mecânicas e químicas do produto final são inadequadas. Mas, exatamente naquilo que parece ser o problema, pode estar escondida a solução.

Neste momento entram a experiência e conhecimento para procurar, dentro dessa mistura de elementos, os pontos em comum que poderiam fazer com que esses elementos se tornem solidários e, a partir daí, se obter um produto com propriedades mecânicas e químicas com aplicações nobres a longo prazo.


Como o caso mostrado no início desta página, se criou um perfil estrutural com excelentes propriedades a partir de vários passivos ambientais da região do cliente. Muitos produtos podem ser desenvolvidos a partir do "LIXO".


  

Esses produtos encontram grande aplicação em construção civil, ajudando a resolver a carência habitacional em todo o mundo. As oportunidades de desenvolvimento são ilimitadas!

Mas é imprescindível aplicar tecnologia avançada e combinações de diferentes tecnologias para se chegar num produto de desempenho e durabilidade, do contrário, o produto será mais um elemento descartável, na contra mão da sustentabilidade!!

A D&D tem vasta experiência em desenvolver oportunidades com materiais contaminados ou misturados.

Consulte sem compromisso, a D&D pode encontrar um grande negócio onde sua empresa tem um grande problema!

Para enviar e-mail de consulta sobre este assunto clique no link:
  e-mail a D&D Enterprises

Máquinas e Equipamentos
Dispositivos Especiais
Projetos de Extrusoras
Linhas Industriais
Layout Industrial
Linha de Frente
Assessoria Industrial


D & D Enterprises Consultoria Industrial Eirele.         +5511999798292      comercial@danddenterprises.com